Whatsapp (11) 9 4897-3172 Ligue agora
Home Care - Assistência a saúde domiciliar - Pronto Care

Contato via WhatsApp

Aplicação de medicação em casa: Casos que é possível utilizar essa comodidade

Aplicar medicamentos em casa deve ser por um profissional de enfermagem

A aplicação de medicação em casa deve ser realizada por um profissional capacitado. Embora a automedicação seja uma prática comum em nosso país, torna-se um grande risco para a saúde, pois há grandes chances de se errar a dose, tomar uma medicação incorreta para o tipo de sintomas apresentado, além de ter efeitos colaterais que podem piorar o quadro.

Sabemos que, ao enfrentar algum problema de saúde, qualquer pessoa pode se sentir mais fragilizada. Ter que continuar o tratamento em casa proporciona uma sensação de conforto e bem-estar.

A medicação é uma das partes cruciais para que haja a recuperação do paciente. No entanto, são casos específicos que podem receber essa comodidade.

Abaixo, vamos explicar em quais situações é possível contar com um profissional da saúde para realizar a manipulação da medicação em casa.

Leia também: Diferenças entre cuidador e profissional de enfermagem

Aplicação de medicação em casa para Pulsão venosa

Entende-se por pulsão venosa a aplicação de medicamentos através da via endovenosa (ou seja, o medicamento é inserido dentro da veia).

Esse procedimento deve ser realizado por um profissional de enfermagem que tenha conhecimento prévio de toda a técnica de aplicação, materiais utilizados e dosagens.

Antibioticoterapia

Os antibióticos fazem parte da lista de medicamentos que muitas pessoas acreditam que podem utilizar sozinhas, porém não é aconselhável tal prática.

Eles são desenvolvidos para realizar o combate de infecções causadas por bactérias ou outros micro-organismos que atacam diferentes locais do corpo humano.

Sempre tenha o auxílio de um profissional para tomar corretamente a dosagem do antibiótico receitado.

Medicação intramuscular, subcutânea e venosa

A responsabilidade de aplicar uma medicação em casa redobra, já que o profissional precisa ser capacitado a avaliar diversos fatores como:

  • Idade do paciente.
  • Estrutura corporal.
  • Tipo de medicação.
  • Dosagem.

Quando se trata de medicação intramuscular, subcutânea e venosa, nunca deve realizar a aplicação sozinho (a).

A Pronto Care atua há mais de 10 anos no mercado de assistência à saúde domiciliar para suprir a carência desse segmento e oferecer o que há de mais moderno e eficiente.

Acreditamos que atendimento humanizado é um dos fatores para ter significativas melhoras do paciente.

Disponibilizamos toda a infraestrutura necessária para que os procedimentos sejam realizados com êxito. Entre em contato conosco.

Confira também: 3 vantagens de receber um serviço de nutrição em casa

voltar