A desospitalização tem sido uma das saídas mais utilizadas por profissionais da saúde, que estão preocupados em oferecer os devidos cuidados paliativos aos pacientes considerados como estáveis sem que haja a necessidade de internação.
Um dos principais objetivos com essa metodologia é promover mais saúde e bem-estar às pessoas que passam por um tratamento que exige um acompanhamento dos profissionais de saúde, bem como prevenir possíveis infecções oriundas de internações hospitalares.
Neste artigo, você compreende melhor a origem da desospitalização, o que ela representa e os principais benefícios.
O conceito de desospitalização é amplo, mas é possível entendê-lo como toda a assistência domiciliar realizada por profissionais da saúde, que estabelecem prazos e metas para serem cumpridas diariamente com o intuito de prestar um serviço com excelência.
Dentro do ambiente familiar o paciente tende a ter menos resistência às orientações e tratamentos que precisa ter em busca da cura ou de melhoras significativas. Além disso, ele conta com o apoio de familiares para se sentir mais protegido e amado.
Leia também:
Cuidados com os idosos em casa
O Home Care tenha diferentes finalidades, — já que é possível ter tanto uma visita pontual de um médico, nutricionista, por exemplo, quanto uma equipe que se revesa em tempo integral para auxiliar no tratamento do paciente, cuidados com a higiene e alimentação.
Inicialmente, os primeiros registros que se tem conhecimento vincula o serviço de saúde em casa aos Estados Unidos da década de 1980, e começa a se tornar conhecido no Brasil depois dos anos 1990.
Atualmente, é possível ter a prestação de serviço por meio do Sistema Público de Saúde ou pela Saúde Suplementar.
Como falamos no início deste artigo, as infecções hospitalares são riscos iminentes e podem ter seus casos reduzidos quando a equipe médica elabora as melhores estratégias para tratar o paciente em casa sem agravos à saúde.
Os atendimentos domiciliares são indicados tanto para assistência (cuidados relacionados às mesmas ações que seriam tomadas em um ambulatório) ou internação, — que são semelhantes ao que aconteceria dentro do ambiente hospitalar.
Confira alguns dos benefícios.
Ficar muito tempo dentro de um hospital ainda é umas das principais reclamações de pacientes e familiares, pois o ambiente pode ser desgastante, ainda que necessário em muitos casos. No entanto, quando a pessoa apresenta melhoras no quadro clínico é possível indicar um tratamento e acompanhamento em casa.
Os profissionais de saúde dedicam exclusividade ao paciente, o que contribui para compreender suas necessidades e supri-las com mais atenção e afeto, sem deixar de lado o profissionalismo e o conhecimento técnico.
É comum que alguns pacientes se sintam mais sozinhos dentro de um hospital, pois há limitação nos horários de visita. Em casa, o apoio familiar e dos amigos contribuem para deixá-los com uma sensação de mais proteção e afeto.
A prestação de serviço de saúde dentro de casa pode ser feita por:
Deseja saber mais sobre os serviços relacionados à desospitalização?
Designed by Freepik A procura pelo Home Care — expressão em inglês que significa “cuidados…
O serviço de atenção domiciliar oferece cuidados à saúde do paciente no conforto do próprio…
A lista de Doenças de notificação compulsória é um recurso comumente utilizado pelos órgãos de…
As Doenças Hipocinéticas refletem diretamente os hábitos dos seres humanos nos últimos tempos. Apesar do…
As células-tronco são identificadas como células capazes de conseguir divisões que geram outras diferentes como…
O período de amamentação pode gerar muitas dúvidas, principalmente às mães de primeira viagem. É…