O envelhecimento da população brasileira é estudado por diferentes órgãos, que já identificaram que nos próximos anos o número de pessoas com mais de 60 anos chegará à casa dos 60 milhões. Conhecer quais são os direitos dos idosos é contribuir com uma melhora na qualidade de vida e preparar-se para envelhecer bem e com saúde física e mental.
A Lei 10.741/2003 , conhecida como Estatuto do Idoso, define uma série de direitos que os idosos têm em todos os âmbitos da vida como direito:
Vamos destacar alguns dos principais direitos dos idosos associados às gratuidades, desde que estejam enquadrados nas especificações de cada benefício.
O próprio Ministério Público do Estado de São Paulo, em “Saúde cidadão: Um guia de informações sobre medicamentos para a pessoa idosa” alerta sobre como a prevenção de doenças pode ser feita por meio de uma alimentação muito mais saudável. Por esse motivo, o acompanhamento nutricional é tão importante.
Nos casos dos idosos que já foram acometidos por algum tipo de doença, o recebimento de medicamentos gratuitos é um dos seus direitos. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma lista com os remédios que podem ser retirados sem custos, desde que o idoso tenha:
Os idosos também têm direito ao uso gratuito de transporte público, mas deve se atentar às regras de cada município, já que algumas empresas liberam a gratuidade a partir dos 60 anos, outras somente depois dos 65 anos.
Há empresas que exigem apenas a apresentação de um documento com foto como o Registro Geral (RG). Outras determinam que haja o preenchimento do pedido e a retirada de um cartão específico, por isso vale a pena pesquisar qual é o procedimento de cada uma.
Quando a viagem for intermunicipal, os idosos com rendas iguais ou inferiores a dois salários mínimos têm o direito de ocupar dois lugares gratuitamente. Quando as duas vagas forem preenchidas, haverá mais duas com 50% de desconto no preço da passagem.
O Estatuto do Idoso ainda assegura a meia-entrada em eventos esportivos, culturais e de lazer, pois sabe-se que essas atividades são benéficas para produzir divertimento e bem-estar.
Para ter acesso ao benefício, basta ter completado 60 anos ou mais. No entanto, a gratuidade para aposentados é opcional em cada região.
A meia-entrada está assegurada pela Lei Estadual (SP) 10.858/01 e Lei Municipal (São Palo/SP) 12325/1997.
Os estacionamentos em áreas públicas e privadas devem reservar ao menos 5% das vagas para os idosos. Para usufruir desse benefício é necessário obter o Cartão do Idoso especificado na Lei Federal 9.503, resoluções 302/08 e 304/08.
Esses são alguns dos direitos proporcionados aos idosos. Fique sempre atento aos seus direitos e dos seus familiares para que possa ter acesso a tudo que foi conquistado por lei. Desse modo, a vida será muito mais agradável e cheia de alegrias e bons momentos.
Leia também: O serviço de cuidador de idosos no Brasil
Designed by Freepik A procura pelo Home Care — expressão em inglês que significa “cuidados…
O serviço de atenção domiciliar oferece cuidados à saúde do paciente no conforto do próprio…
A desospitalização tem sido uma das saídas mais utilizadas por profissionais da saúde, que estão…
A lista de Doenças de notificação compulsória é um recurso comumente utilizado pelos órgãos de…
As Doenças Hipocinéticas refletem diretamente os hábitos dos seres humanos nos últimos tempos. Apesar do…
As células-tronco são identificadas como células capazes de conseguir divisões que geram outras diferentes como…