O trabalho de cuidador de idosos exige do profissional habilidades para lidar com situações adversas e com pessoas que já estão vuneráveis por perda da saúde física e/ou mental.
A maioria das famílias contrata esse tipo de serviço por querer garantir a qualidade de vida dos patriarcas e matriarcas que já não têm autonomia para realizar as atividades cotidianas.
Atualmente, são mais de 29 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. A última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), indica que até 2050 o número de idosos atingirá a casa dos mais de 66 milhões de pessoas.
Infelizmente, nem todos que atingem a velhice chegam com saúde e ter um profissional capacitado para auxilá-los é fundamental para a melhorar a qualidade de vida.
Vejamos as principais atividade de um cuidador de idosos.
O trabalho de cuidador de idosos exige muita atenção para oferecer o melhor atendimento às pessoas.
Para exercer a profissão a pessoa precisa ter:
Sabemos que muitas pessoas cuidam de idosos sem os devidos conhecimentos técnicos, por mais que haja boa intenção, os estudos sempre garantirão um trabalho mais profissional.
Ninguém quer perder a autonomia, oferecer um atendimento humanizado é respeitar a história de quem um dia fez tanto pelos membros da família e que agora precisa de cuidados especiais para viver bem.
A contratação de um cuidador de idosos deve ser feita por meio de boas referências e somente após analisar o perfil de quem se candidatou para a vaga.
O cuidador é responsável por garantir que o idoso esteja sempre limpos, o que significa ser de sua responsabilidade:
Quando a pessoa não for capaz de fazer tudo isso sozinha, ela contará com a paciência e dedicação de um profissional qualificado.
Também é responsabilidade do profissional oferecer refeições equilibradas e saudáveis dentro dos horários estabelecidos para promover os nutrientes que o idoso necessita.
As principais refeições são:
A nutrição do idoso é muito importante para a saúde e bem-estar.
Com o avançar da idade, muitos idosos passam a depender de remédios para tratar suas dores. O cuidador auxilia no controle de quais remédios devem ser tomados e em quais horários.
O cuidador também pode oferecer atividades que envolvam entretenimento e bem-estar aos idosos como caminhadas matinais, jogos que exercitam o raciocínio, leituras etc.
A vocação em ser cuidador de idosos deve ser levada a sério para que possa ser feita com o máximo de qualidade que o idoso merece.
A Pronto Care, pensando sempre em oferecer o que há de melhor nos serviços de saúde e bem-estar, vai além e disponibiliza a prestação de serviço de cuidadores de idosos feita por técnicos e auxiliares de enfermagem.
Com essa atitude, levamos às casas dos nossos clientes pessoas com os conhecimentos capazes de suprir todas as necessidades dos idosos.
Leia também: Cuidados com pacientes acamados em casa
Designed by Freepik A procura pelo Home Care — expressão em inglês que significa “cuidados…
O serviço de atenção domiciliar oferece cuidados à saúde do paciente no conforto do próprio…
A desospitalização tem sido uma das saídas mais utilizadas por profissionais da saúde, que estão…
A lista de Doenças de notificação compulsória é um recurso comumente utilizado pelos órgãos de…
As Doenças Hipocinéticas refletem diretamente os hábitos dos seres humanos nos últimos tempos. Apesar do…
As células-tronco são identificadas como células capazes de conseguir divisões que geram outras diferentes como…