A procura pelo Home Care — expressão em inglês que significa “cuidados em casa” — tem crescido no Brasil nos últimos anos. Trata-se de cuidar no lar de pacientes clinicamente estáveis, que ainda precisam de atenção médica. Há vantagens e desvantagens do home care aos que optam pelo tratamento doméstico. Veja a explicação neste artigo!
Se para alguns, passar dias internado já é um pesadelo, àqueles que dependem com frequência de ajuda médica, ter que ficar boa parte de seu tempo num ambiente hospitalar, não deve ser nada agradável.
Como proposta para aliviar o desconforto de alguns pacientes, surge o serviço de Home Care no Brasil em 1949. Esse tratamento além de ser no conforto da casa do enfermo, ainda permite que atendimento seja de forma geral, mais humanizado.
Entenda mais sobre esse método conhecendo seus prós e contras:
Enquanto no hospital as horas de visita são limitadas, o contato com o paciente quando está em casa, é muito mais acessível. O que favorece na recuperação do mesmo — por receber o apoio da família com mais frequência.
Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evitar entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.
Para os que gostam ou precisam visitar o parente todos os dias, ter que se deslocar a um hospital longe não é muito cômodo. Com o Home Care, não há horas programadas de visita e, claro, mais praticidade por visitar em casa.
Psicologicamente, ficamos mais sensíveis em hospitais, porque o classificamos como um lugar para tratar de doentes. Logo, a tendência é nos sentirmos doentes também. Enquanto que, a internação em casa, pode interpretar melhoras no quadro clínico, onde nos sentimos naturalmente melhor.
De acordo com a advogada Claudia Nakano, pela EPD – Escola Paulista de Direito e autora das Cartilhas Direitos dos Pacientes, explica que a isenção beneficia aqueles que possuem doenças graves e que recebem algum provento de aposentadoria. Aqueles com mobilidade reduzida também ganham isenção, mesmo que temporária em IPVA, ICMS, IPI, IOP, IPVA.
A advogada explica que, caso o contrato do financiamento tenha sido feito antes da doença, o paciente ganha quitação da casa própria devido invalidez total ou permanente. E àqueles com doenças graves ou mesmo o familiar dependente nessas condições, conseguem liberação do FGTS/PIS/PASEP.
Ainda que, contratar um serviço particular seja mais seguro que depender da saúde pública. O Governo lançou o programa “Melhor em Casa” para quem precisa de atendimento domiciliar e não tem condição de buscar o serviço privado. Levando médicos, enfermeiros, e outros profissionais da saúde a casa do paciente.
Entenda o outro lado do home care:
Este trecho diz respeito ao profissional que irá atender ao paciente. Muitas ocorrências podem vir de casas onde o transporte público não seja tão acessível. O que demanda mais tempo de percurso ao enfermeiro ou custo com serviço de táxi.
Apesar de, a casa ser mais confortável e prazerosa ao paciente, na maioria das vezes não está tão preparada como um hospital para eventuais emergências. Por isso, dependendo do quadro do paciente é recomendado visitar um hospital para ter certeza que este está seguro.
Ser tratado em casa é realmente agradável — desde que, feito com profissionais de confiança e responsáveis. Por isso, analise as vantagens e desvantagens do home care e, se você está em busca deste serviço e ainda não sabe qual empresa contratar, pode contar com nosso time de médicos que estará à sua disposição.
A Pronto Care é líder no atendimento domiciliar e certamente poderá ajudar na sua necessidade!
O serviço de atenção domiciliar oferece cuidados à saúde do paciente no conforto do próprio…
A desospitalização tem sido uma das saídas mais utilizadas por profissionais da saúde, que estão…
A lista de Doenças de notificação compulsória é um recurso comumente utilizado pelos órgãos de…
As Doenças Hipocinéticas refletem diretamente os hábitos dos seres humanos nos últimos tempos. Apesar do…
As células-tronco são identificadas como células capazes de conseguir divisões que geram outras diferentes como…
O período de amamentação pode gerar muitas dúvidas, principalmente às mães de primeira viagem. É…